Existe gás dentro da água?

Responda rápido, sim ou não?

Os peixes vivem na água e, assim como nós, precisam de gás oxigênio (O2) para manterem-se vivos.
E de onde eles retiram esse O2 se a água se encontra em estado líquido e o oxigênio (O2) é um gás?
Vou começar esclarecendo que os peixes não vão até a superfície para respirar e também não usam o oxigênio presente na molécula de H2O.
Ocorre que os peixes utilizam o O2 que está dissolvido na água.
Mas, como esse O2 se dissolve na água?
O gás oxigênio presente no ar dissolve-se na água da superfície dos rios, lagoas e mares. Este O2 dissolvido espalha-se pelo corpo de água, permitindo a existência de peixes em determinadas profundidades.
Quando um sólido solúvel, como o sal de cozinha, é adicionado em água, a partir de certa quantidade não há mais dissolução. Com os gases acontece o mesmo.
O gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2) é emitido em grande escala pela sociedade moderna, por meio de indústrias, automóveis etc. O CO2 dissolve-se na água mais facilmente que o O2 e o N2 (também presentes na atmosfera), então, quanto mais CO2 se dissolve na água mais oxigênio é retirado dela porque há um limite de dissolução dos gases em líquidos.
O CO2 dissolvido reage com a água formando uma solução ácida por isso, grandes quantidades de CO2 dissolvidas nos mares, rios e lagos provocam a morte dos peixes e de todas as demais espécies participantes da vida aquática.

REFERÊNCIAS:

http://gepeq.iq.usp.br/divulgacao%20cientifica/agua1.htm Acesso em 9 de abril de 2010.

Santos, W. L. P.; et al. Química e Sociedade. Editora Nova Geração, São Paulo, 2005.

2 comentários:

Sua opinião, dúvida, sugestão ou crítica construtiva é importante para mim. Comente.