quinta-feira, 15 de julho de 2010

Simulador para estudar os estados físicos da matéria e mudanças de estado

Olá, meninos e meninas loucos por Química. Hoje a minha postagem é para dar uma dica para quem quer entender melhor os estados físicos da matéria a nível molecular.
Existe um simulador, mais ou menos como um joguinho, porém para fins didáticos, chama-se Estados da matéria (1.07). Nele o estudante poderá entender melhor como as moléculas se comportam nos três estados físicos da matéria - sólido, líquido e gasoso. Ele permite visualizar:
Como as moléculas se comportam em cada estado físico da matéria;
Diagramas de pressão e temperatura (pode-se modificar a temperatura ou o volume de substância no recipiente);
Relacionar o potencial de interação com as forças intermoleculares.



A temperatura aparece em kelvin - unidade para temperatura do Sistema Internacional de Unidades. Para converter Kelvin (K) em Celsius (ºC), use a seguinte equação:  
                          temperatura em °C = temperatura em K - 273,15
Os -273,15 ºC correspondem a 0 K, ou seja, ao zero absoluto (a temperatura mais baixa possível e que não pode ser atingida por meios naturais ou artificiais).

A dica vai também para professores demonstrarem seus conteúdos em sala de aula por meio do data show.
Para fazer o download da simulação clique no link: http://phet.colorado.edu/sims/states-of-matter/states-of-matter_pt.jnlp  

Obs: É preciso ter Java, caso não possua baixe no site do baixaki. Acesse este link e faça o download: http://www.baixaki.com.br/download/java-runtime.htm 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião, dúvida, sugestão ou crítica construtiva é importante para mim. Comente.