sábado, 10 de julho de 2010

O que o ácido lático tem a haver com as cãibras musculares?



A medicina não sabe ao certo as causas das indesejáveis cãibras musculares, porém, a principal teoria a explicar o fato diz que a cãibra é causada por um acúmulo de ácido lático nos tecidos musculares.
O acúmulo de ácido lático produzido nos músculos durante grandes esforços físicos causa a contração involuntária (e dolorida) dos músculos, a cãibra.
E como o ácido lático é produzido?
Explicando de maneira simples: ao fazer um grande esforço físico, por exemplo, exercícios vigorosos, o corpo consome mais oxigênio que o normal. Para continuar o esforço mesmo na ausência de oxigênio, nossos músculos começam a respirar de maneira anaeróbica, onde a glicose decompõe-se sem a presença do gás oxigênio, tal reação produz ácido lático. Quanto maior a atividade dos músculos, mais ácido lático vai se acumulando ocasionando cansaço muscular e cãibras.
Abaixo, encontra-se a fórmula estrutural (a dos tracinhos) do ácido lático:


O ácido lático é um composto orgânico (possui cadeia carbônica) de função mista porque tem as funções: ácido carboxílico e álcool em sua estrutura.
A função ácido carboxílico é caracterizada pela presença do grupo carbonila (C=O) ligado a um grupo hidroxila (OH). Tal função sempre é encontrada nas extremidades da cadeia carbônica.
A função álcool é aquela que apresenta o grupo OH ligado a um carbono saturado, ou seja, um carbono que faz apenas ligações simples.
 


Um comentário:

  1. Interessante, mas seria mais interessante ainda explicar o motivo do ácido lático causar essas contrações involuntárias.

    ResponderExcluir

Sua opinião, dúvida, sugestão ou crítica construtiva é importante para mim. Comente.