quinta-feira, 15 de abril de 2010

Água, ar, fogo e terra

Surgiu, após Heráclito, uma ideia completamente nova a respeito da composição da matéria. Empédocles, filófoso grego residente em uma colônia grega na Sicília durante o século V a.c, propôs que a matéria seria formada por quatro elementos: água, ar, fogo e terra. Revolucionou, assim, a ideia do elemento único formador de todas as coisas. Afirmava que todos os materiais eram compostos por diferentes combinações desses quatro elementos.

Fonte: http://www.silverioortiz.kit.net/blog/um_mundo_de_vazios.htm  Acesso em 14 de abril de 2.010

Empédocles foi ainda mais brilhante ao dizer que nada no mundo era criado ou destruído, séculos antes de Lavoisier ter descoberto a Lei de Conservação das Massas que pode ser resumida pela frase: "Na natureza nada se cria, nada se perde; tudo se transforma".
Empédocles também deu contribuições para o pensamento Teórico Evolucionista. Para ele, os membros se combinaram de diversas maneiras nos seres vivos, dando origem a todo tipo de criaturas, por exemplo, uma criatura com face de homem e descendência de boi. Somente os seres mais bem adaptados ao seu ambiente sobreviviam. Charles Darwin afirmou : " Sobrevive aquele que está mais bem capacitado" aproximadamente 2.460 anos depois de Empédocles.
Voltando a teoria dos quatro elementos, para Empédocles havia duas forças fundamentais responsáveis pelo funcionamento do universo: o AMOR que unia os elementos e o ÓDIO que os separava. A morte, segundo ele, era a desagregação dos quatro elementos. Portanto, para ele, todo tipo de matéria existente seria constituída pela combinação destes quatro elementos, misturados pelo amor ou separados pelo ódio.
Empédocles morreu ao pular do monte Etna para tentar provar aos seus discípulos que era imortal.

REFERÊNCIAS:

STRATHERN, P. O sonho de Mendeleiev: a verdadeira história da química. Jorge Zahar editora LTDA, Rio de Janeiro, 2002.

REIS, M. Completamente Química. FTD, São Paulo, 2001.

SANTOS, W. L. P.; et al. Química e Sociedade. Editora Nova Geração, São Paulo, 2005.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Emp%C3%A9docles  Acesso em 14 de abril de 2010 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião, dúvida, sugestão ou crítica construtiva é importante para mim. Comente.