segunda-feira, 5 de abril de 2010

Tales de Mileto e a matéria

"A química nos ajuda a entender a linguagem que Deus usou para criar a vida e a matéria" Franklin Moura

Matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço.

“Massa é uma 1grandeza física que mede quanto de matéria possui um corpo ou objeto” (Reis, 2001, p.11).
Corpo é uma porção limitada de matéria e objeto é um corpo fabricado para uma determinada finalidade. Por exemplo, o ouro é matéria, uma barra de ouro é um corpo e um anel de ouro é um objeto.
A massa de um corpo pode ser explicada como o grau de sua resistência a uma mudança de velocidade. Quanto maior a massa de um corpo, maior será essa resistência. Um goleiro pode parar uma bola de futebol que vai em direção ao gol, porém, não conseguirá fazer o mesmo com um caminhão de cimento devido à resistência a mudança de velocidade (parar a bola) proporcionada pela massa.
Massa e peso não significam a mesma coisa. O peso refere-se à força com que um objeto ou corpo é atraído pela terra, ou seja, o peso mede a força de atração gravitacional sofrida pela matéria.
Se a matéria ocupa lugar no espaço, isso quer dizer que ela possui volume. São exemplos de matéria: ar, água, ouro, terra, vidro, entre outros.
Os diferentes tipos de matéria são chamados de materiais.
Mas, do que é formada a matéria?
Hoje, sabe-se que a matéria é constituída por átomos e por vazio, porém, até se chegar a esse conhecimento surgiram muitas teorias para desvendar este mistério.
Na Grécia antiga, há cerca de 2.500 anos atrás, na cidade grega de Mileto – costa oeste da Turquia – havia um homem muito sábio chamado Tales, considerado o primeiro de todos os filósofos gregos.
Tales gostava de caminhar nos morros ao redor de Mileto, (que era uma cidade portuária) onde se podia ver o mar Egeu.
Enquanto Tales caminhava pelos morros observava algumas pedras que continham fósseis de conchas marinhas, percebendo assim que aqueles morros já haviam sido parte do mar. Chegou então à hipótese de que o mundo devia ter consistido inteiramente de água e, por meio desse raciocínio, passou a acreditar que toda matéria era constituída por água. Para Tales a água era o elemento fundamental do qual derivavam todas as coisas.
Hoje sabemos que nem tudo é água, mas que sem água não há vida. Tales não sabia que 65% do nosso corpo é formado por água.
“Em seus primórdios a filosofia abrangia a ciência – o que veio a ser conhecido como filosofia natural. O pensamento de Tales era científico porque era capaz de fornecer fatos em favor de suas conclusões. E era filosofia porque usava a razão para chegar a essas conclusões” (STRATHERN, 2002, p.17).
Mas, a história não para por aí... Muitos filósofos surgiram depois de Tales com explicações sobre a natureza da matéria...

1 Grandeza física é uma característica que pode ser medida de alguma forma e é representada por um número seguido de uma unidade de medida, por exemplo, a massa é uma grandeza física que pode ser medida em Kg (kilograma).

REFERÊNCIAS:

Reis, M. Completamente Química. FTD, São Paulo, 2001.

Santos, W. L. P.; et al. Química e Sociedade. Editora Nova Geração, São Paulo, 2005.

Strathern, P. O sonho de Mendeleiev: a verdadeira história da química. Jorge Zahar editora LTDA, Rio de Janeiro, 2002.

Episódio 1 da série Mundos Invisíveis exibida pelo fantástico em 2008.

2 comentários:

Sua opinião, dúvida, sugestão ou crítica construtiva é importante para mim. Comente.